terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Assembleia de Freguesia Ordinária - 19 de Dezembro 2011

Na passada noite do dia 19 de Dezembro no habitual espaço do edifício da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, realizou-se mais uma assembleia de freguesia.
Uma assembleia marcada pela manifesta ausência de público, algo já recorrente durante o actual mandato PS à frente dos destinos da freguesia, e onde se continua a verificar a falta de autoridade do órgão máximo da mesma, a mesa da assembleia, onde se tem tornado por demais evidente que a vontade da bancada do PS é que rege os destinos dos trabalhos em vez da mesa eleita para esse fim, contribuindo este marasmo para um triste fecho dos trabalhos, sem que tenha sido dada oportunidade a grande parte dos fregueses que o pretendiam, de participar na mesma e questionar o executivo sobre o trabalho feito ou que está por fazer na freguesia.
Especial atenção para o ponto antes da ordem de trabalhos, onde a bancada do PS levou a discussão, uma proposta para a não anexação de S. Martinho e Santiago de Bougado.  "Somos contra, ponto! somos contra, ponto!" afirmaram de forma bastante convicta os deputados socialistas, pena a pouco menos de um mês na sessão de esclarecimento promovida por este organismo, o Presidente de Junta de Freguesia alegar que seria bom que este processo se concluísse de forma positiva, chegando ao ponto de dizer que num futuro próximo, seria mais fácil para realizar uma hipotética fusão das duas colectividades que existem nestas duas freguesias. Deve-se ainda realçar o facto de tão importante tema, não ter direito ser introduzido na ordem de trabalhos, nem desta, nem de qualquer outra assembleia marcada até à data, pois é nosso entender que tal é fundamental, pois somente deste podemos ouvir os S. Martinhenses sobre tão importante tema.
Tendo sido esta uma assembleia de freguesia em tudo particular e até caricata no seu desenvolvimento, também alguns dos documentos apresentados pelo executivo não deixam o de ser, com destaque para o plágio quase integral do texto do Plano Plurianual de Investimento, de semelhante texto apresentado pelo executivo da freguesia da Lapa (município de Lisboa), para o ano de 2008.
A JSD, na pessoa do presidente do Núcleo de S. Martinho de Bougado questionou o executivo sobre a fraca divulgação das assembleias municipais, e outros assuntos de interesse geral, para os quais não se obteve qualquer resposta, graças ao triste cenário já denunciado.
Assim seguem os destinos de S. Martinho de Bougado, onde a seu belo prazer o executivo PS governa, sem que aos cidadãos seja dada tão pouco oportunidade de expor as suas dúvidas e opiniões sobre o trabalho deste executivo.

1 comentário:

  1. É vergonhosa a forma como têm decorrido as últimas assembleias de freguesia, a Mesa não tem qualquer capacidade de a conduzir, o presidente de junta de freguesia não tem capacidade de lembrar de responder às questões que lhe são solicitadas, e os deputados do PS apenas recorrem à agressão verbal e ofensas das mais variadas para responder às propostas e acusações da oposição.
    São Martinho de Bougado merece muito mais e melhor... É assim que pretendem dar voz aos são martinhenses?

    ResponderEliminar